Essa semana, mais precisamente ontem, participei de uma das melhores palestras que já fui sobre Jornalismo Esportivo. E o palestrante era nada mais nada menos do que o comentarista da ESPN Brasil, Celso Unzelte. Ele falou pra mim e pra todos os estudantes presentes da importância da profissão, mostrou que o Jornalismo Esportivo não é nada mais do que... Jornalismo! Que nós como futuros jornalistas temos que saber que não é só fazer do esporte um espetáculo, mas também informar. Mostrar ao público a realidade dos atletas no nosso país. Temos que fazer uma pauta, apurar, escrever a matéria e editá-la como qualquer outro jornalista faria.
"Faremos esporte sempre com muita seriedade, jamais de mau humor." (Edil Valle Júnior, ex-editor da Placar, Jornal da Tarde (SP) e do programa Globo Esporte).
Ele citou essa frase e achei fantástica. E em relação à Copa do Mundo 2014 e Rio 2016 ele disse que a primeira função é a fiscalização. Não só como jornalistas, mas principalmente como cidadãos.
É fundamental informar a sociedade da realidade de tudo que acontece e acontecerá no Brasil com os eventos esportivos. Não só Copa ou Olimpíadas, mas em todos os eventos amadores ou profissionais. Temos que saber como está o incentivo ao esporte pelo país a fora. Temos tudo para se

r um dos maiores celeiros de atletas do mundo, o Brasil sempre tem suas revelações, só falta investimento nos esportes e atletas de base. É só o que acho. Espero não estar errada. Dê sua opinião também!
Débora Bravo (eu!), Celso Unzelte e Carol Reis.