sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Jornalismo Esportivo é...Jornalismo!

Essa semana, mais precisamente ontem, participei de uma das melhores palestras que já fui sobre Jornalismo Esportivo. E o palestrante era nada mais nada menos do que o comentarista da ESPN Brasil, Celso Unzelte. Ele falou pra mim e pra todos os estudantes presentes da importância da profissão, mostrou que o Jornalismo Esportivo não é nada mais do que... Jornalismo! Que nós como futuros jornalistas temos que saber que não é só fazer do esporte um espetáculo, mas também informar. Mostrar ao público a realidade dos atletas no nosso país. Temos que fazer uma pauta, apurar, escrever a matéria e editá-la como qualquer outro jornalista faria.

"Faremos esporte sempre com muita seriedade, jamais de mau humor." (Edil Valle Júnior, ex-editor da Placar, Jornal da Tarde (SP) e do programa Globo Esporte).

Ele citou essa frase e achei fantástica. E em relação à Copa do Mundo 2014 e Rio 2016 ele disse que a primeira função é a fiscalização. Não só como jornalistas, mas principalmente como cidadãos.

É fundamental informar a sociedade da realidade de tudo que acontece e acontecerá no Brasil com os eventos esportivos. Não só Copa ou Olimpíadas, mas em todos os eventos amadores ou profissionais. Temos que saber como está o incentivo ao esporte pelo país a fora. Temos tudo para ser um dos maiores celeiros de atletas do mundo, o Brasil sempre tem suas revelações, só falta investimento nos esportes e atletas de base. É só o que acho. Espero não estar errada. Dê sua opinião também!









Débora Bravo (eu!), Celso Unzelte e Carol Reis.

5 comentários:

André Peixoto disse...

Débora, quanto tempo. rsrs
Ressaltaremos tudo isso, na estréia do novo quadro que estréia na quinta feira. O tema prencipal será as mulheres no futebol, pois quando bolei esse tem , fiquei pensando do apoio que as mulheres merecem dentro do esporte também. Conto com tua presença ein...
Beijos.
André do Blog Esporte Total
http://esportetotalbh.blogspot.com/

AF Sturt Silva disse...

Abs...SRN

André Peixoto disse...

Olá Débora, concordo com o Anderson, blog de primeira é igual a jornalista de primeira. Te desejo boa sorte nesse restante de FAcul...
E olha, estreia do quadro das mulheres no futebol lá no meu blog.
Gostaria da sua visita. Abraços.
André do Blog Esporte Total
http://esportetotalbh.blogspot.com/

Jefferson freire disse...

Tenho certeza que as palestras foram muito boas. E o lance da copa e olimpíadas é a mais pura verdade, o jornalçismo tem q apurar e informar as irregularidades como forma de fiscalizar.

Bjos

André Peixoto disse...

Oi Débora...
Entrevista com a jornalista Kelen Cristina no Blog Esporte Total. Visite.
André do Blog Esporte Total
http://esportetotalbh.blogspot.com/