segunda-feira, 29 de março de 2010

Recordar é viver...

Como já dizia o ditado, recordar é viver.
Na faculdade, cursei a matéria optativa de Jornalismo Esportivo. Fiz um trabalho, com mais três amigos, nomeado como "Os grandes nomes do Jornalismo Esportivo". Como era de se esperar, o fantástico Armando Nogueira está no artigo. Vou colocar aqui um pedaço que fala não só do Armando Nogueira como também de alguns outros memoráveis cronistas esportivos.

Texto de Débora Bravo, Fellipe Guimarães, Oswaldo Botrel e Rodrigo Resende.


"A discussão acalorada das mesas de bar sobre as polêmicas do jogo de futebol chegou à cabine. Como selecionar quais são os grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro? A possibilidade da injustiça é tênue e pode ser que tenha acontecido. Mas tentamos. Aqui estão 29 figuras singulares da história do jornalismo esportivo que representam um pouco dessa classe tão amada (e às vezes odiada) no Brasil. Então, “abram-se as cortinas”.
Os “grandes”...
(...)
Quem não conhece o maior estádio do Brasil? O famoso Maracanã, como é conhecido, é na verdade Estádio Jornalista Mário Filho. Essa homenagem foi feita, pois foi ele quem lutou pela construção do estádio para que fosse o maior do mundo com capacidade para mais de 150 mil espectadores. Mário Rodrigues Filho iniciou sua carreira jornalística atuando como repórter esportivo. Ele revolucionou a escrita do jornalismo esportivo da época (em 1926), quando começou a escrever de modo simples e objetivo, se inspirando na linguagem dos torcedores. Mário Filho trabalhou no Jornal O Globo, ao lado de Roberto Marinho, e criou o importante Torneio Rio-São Paulo, que cresceu e atualmente é o Campeonato Brasileiro. Faleceu em 1966 vítima de ataque cardíaco.

Como não falar de Mário Filho sem mencionar Nelson Rodrigues, seu irmão mais novo. Inquieto, questionador, irreverente. Nelson sentava na cadeira da redação e belíssimos textos dramáticos eram produzidos. Foi um dos melhores cronistas esportivos do país. Como jornalista trabalhou em todos os grandes jornais do Rio. Impressionava a todos pela capacidade que tinha de transformar fatos comuns em histórias fantásticas. Foi um dos responsáveis por tornar “Fla-Flu” em clássico, era tricolor de carteirinha. Ao narrar jogos de futebol dava um toque de romantismo, e conseguia transformar jogadores em grandes mitos. Faleceu em 1980, aos 68 anos, com problemas cardiorespiratórios.

João Sem Medo, era como João Alves Jobin Saldanha era chamado. Tornou-se um dos mais importantes escritores de esportes do país, como jornalista esportivo criticava jogadores, técnicos e times de futebol. Trabalhou como comentarista no rádio e na televisão. Em 1969 foi convocado para ser para ser técnico da Seleção Brasileira e classificou a seleção para Copa do Mundo de 1970. O time ficou conhecido como “As feras de Saldanha”. Apesar da boa campanha Saldanha foi demitido, devido a alguns problemas com a comissão técnica e depois da famosa frase para o presidente Médici “o presidente cuida de seu ministério, mas quem toma conta daqui sou eu”.

O acreano Armando Nogueira foi o responsável pela implantação do jornalismo da Rede Globo de televisão, na década de 60. Foi o homem forte da área na emissora carioca até o começo da década de 90. Apaixonado por esportes, Armando acabou voltando para essa editoria quando saiu da equipe de jornalismo. Cobriu todas as copas desde 1954 e todas olimpíadas desde 1980. Além de suas colunas, reproduzidas em jornais de todo o país, ainda apresenta um programa na Sportv.
(...)"

Esses e muitos outros marcaram (e marcam) a crônica esportiva do país.



Um comentário:

Cleber Soares disse...

Olá Debora, tudo blz.
Parabéns pelo blog, muito legal mesmo.
A vida é assim mesmo... "Por que tudo acaba um dia"
O esporte e o jornalismo perde um grande nome e ganha um mito.

Gostaria de aproveitar e oferecer-lhe uma parceria. Também faço parte desse mundo blogueiro, também sobre esporte. Eu já estou comos seu seguidor, também divulgo seu blog em minha página e proponho-lhe umildimente que também o faça em seu blog a colocação do meu link. Desde já agradeço, e caso não seja possivél, por qualquer razão, vou entender perfeitamente.
Um grande abraço.
Cleber Soares

www.clebersoares.blogspot.com